Construção de um Posto de Saúde
8 de Julho, 2022Construção de uma Escola em São Tomé e Príncipe
2 de Janeiro, 2024A Associação O Melhor de Nós, organizou a primeira viagem de voluntários em Maio de 2022.
Foram 10 dias intensos. Onde se entregaram de corpo e alma ao que se propuseram a fazer. Partimos, já com um projeto definido e estruturado pela Associação, de requalificar três salas de atendimento, do Hospital de Neves no Distrito de Lembá em São Tomé e Príncipe. Tendo, assim algum impacto na comunidade local, criando salas de atendimento com melhorias significativas.
Envolver voluntários nos projetos é uma mais valia para todos, onde além da sensibilização, á um contacto real com todas as comunidades, sem filtros. Conhecerem a realidade de outros povos, outras culturas, que inadvertidamente, acabam por ver o mundo com outros olhos, acabando por sentirem com o coração
TESTEMUNHOS DOS VOLUNTÁRIOS
ANA GOUVEIA
Esta missão foi a realização de um sonho que trago comigo desde a infância, sem saber explicar muito bem porquê. Mas foi bem mais que isso… Fui a S. Tomé e Príncipe a pensar que ia fazer voluntariado e ajudar este povo, mas na realidade quem saiu ajudada fui eu. Fui encontrar um sentido para a vida e perceber que ela é bem mais simples do que aquilo que nós fazemos dela. Fui perceber que preciso de muito pouco para ser feliz, que somos demasiado supérfluos e que temos demasiadas coisas que nos fazem distrair da simplicidade da vida.
MARTA LACHADO
Ir nesta missão permitiu-me conhecer outra realidade, para além da nossa. Para mim significou desafiar-me. Desafiar-me e sair da minha zona de conforto, física e emocionalmente. Significou também crescer, aprender, tornar-me melhor pessoa, estar mais atenta ao mundo que nos rodeia e ser mais solidária.
JOÃO MONTEIRO
Ir nesta missão foi redescobrir os valores essenciais que devem nortear a nossa vida.
O país , possui muitas fragilidades, muitas carências, mas também possui uma “aura”, que faz com que todas essas dificildades sejam enradas sempre com um sorriso e isso ajuda a ultrapassar as dificuldades.
JOÃO MORGADO
Foi acima de tudo aceitar o desafio lançado pela Paula Teixeira, presidente da associação “O Melhor de Nós”, para abraçarmos uma missão de voluntariado que visava, melhorar as condições de 3 gabinetes no Hospital de Neves, entregarmos material hospitalar e escolar em diversos locais previamente identificados e estabelecer protocolos com a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé para diversos projetos. Para além da atividade mencionada, de salientar também as várias visitas que efetuámos a infraestruturas de apoio a crianças e idosos, onde tomámos contacto com problemas de vária ordem e onde foi possível avaliarmos melhor as necessidades urgentes para futuros projetos. Nesta missão eramos 7 pessoas idas de Portugal e lá juntaram-se 3 amigos locais que nos acompanharam. Em suma, ir nesta missão de voluntariado a São Tomé e Príncipe, inserido num grupo fantástico, possibilitou-me dar o melhor de mim, sem pensar em mim.